Planejamento Gestão Familiar aumenta valor da sua empresa

Há anos e anos, tenho enfatizado a influência da profissionalização da gestão no preço de uma empresa familiar no mercado, assim como, na sua sustentabilidade operacional e comercial. Em eventos, já houve quem considerasse “exagero”, interesse de “o consultor valorizar o próprio trabalho”, entre outras interpretações.
Mas, a cada dia em que se vê inovações sobre o tema Governança Corporativa, cresce a ênfase na necessidade de planejamento dirigido para estabilidade das relações familiares nos negócios. Cada vez mais, este planejamento é visto como fator de sustentabilidade da gestão e, portanto, motivo para aumento do valor das empresas e maior atração para investidores.
Numa iniciativa do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF, patrocinado pela PricewaterhouseCoopers-PWC, Cia. Vale, Grupo Pão de Açúcar e CEMIG, foi lançado o livro Avaliação de Investimentos Sustentáveis. De autoria dos especialistas Marcos Rechtman, badalado gestor de private equity no Brasil (Bozano Simonsen, AIG e Banif), e Carlos Eduardo Frickmann Young, PhD University College London e CNPq, o livro é o manual para o Prêmio IBEF de Sustentabilidade, disputado por grandes empresas todos os anos. Traz completa metodologia para mensuração do valor de um negócio e análise do grau de sustentabilidade no mercado. Basicamente, os capítulos são distribuídos em cinco tópicos:

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *